segunda-feira, 9 de setembro de 2013

UM CHOQUE DE SEGURANÇA



Já faz um tempo que os maiores especialistas em gestão de segurança pública vêm destacando a importância da participação ativa da comunidade junto ao sistema de segurança.


Sec. Aluísio Mendes e Cel. Franklin Pacheco
Assim, seguindo diretrizes do secretário de segurança pública do Maranhão, Aluísio Mendes, a Polícia Militar, sob o comando do Coronel Franklin Pacheco , está promovendo cada vez mais essa parceria que já começa a apresentar resultados expressivos. Foi neste intuito, por exemplo, que o Batalhão de Choque comandado pelo Ten. Cel. Sá, deflagrou no dia 19 de agosto a operação O choque está no seu bairro, a priori a iniciativa alcançou as área do 1º e 8º Batalhões as quais englobam bairros que vivem em situação de risco e por isso registram consideráveis índices de criminalidade, como Anjo da Guarda, Vila Embratel e adjacências, São Francisco, Ilhinnha, Turu, Parque Vitória e Parque Jair.



Os resultados desta aproximação da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Choque, com a comunidade dão um sinal visível de que este é o caminho certo para uma prática eficaz de policiamento ostensivo.


Batalhão de Choque
Até o dia 29 do mês de agosto, 34 pessoas haviam sido conduzidas para as delegacias, entre estes 12 menores. Somada a isso, a apreensão de centenas de papelotes de maconha, 20 gramas de crack, além de grande quantidade já embalada para a venda e cachimbos para o consumo do mesmo.


Ainda foram encontrados celulares e joias (produtos de furto), dinheiro, além de cinco veículos roubados e que foram conduzidos ao pátio do DETRAN. Sob a guarda dos elementos presos e apreendidos, estavam dezenas facas, armas de fogo e simulacros das mesmas, todas certamente usadas para amedrontar a população destas comunidades.

Ten. Cel Sá
Nas palavras do comandante do batalhão de Choque, Ten. Cel. Sá, a operação só alcança êxito quando a comunidade se engaja. “Nós só temos a agradecer, não só aos nossos superiores pelo apoio e iniciativa, mas a todos os integrantes deste grupamento que não mede esforços quando o assunto é promover uma cultura de paz e segurança para o povo maranhense. Mas sem dúvida nenhuma, é a comunidade a peça principal, para a qual e pela qual são realizadas todas essas ações, e a esta agradecemos a cooperação e incentivo”, completa o comandante.


A expectativa é que ações como essa sejam ampliadas ao longo do ano e mantenha-se como instrumento de promoção da segurança e potencialização na qualidade do serviço prestado pela segurança Pública do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Batalhão de Polícia Choque agradece a sua participação.