HISTÓRIA

BRASÃO




HISTÓRICO
A história do Batalhão de Polícia de Choque da PMMA inicia-se em meados do mês de setembro do ano de 1979, quando o então Comandante da PMMA, Cel ExB Floriano Barbosa de Amorim Filho, diante do cenário autoritário em que vivia o País e das constantes transformações e insatisfações que passava a sociedade, e em especial a ludovicense, e ciente de que na PMMA existia em estoque um determinado material especifico para o Controle de Distúrbios Civis (CDC), sem utilização por parte da tropa,   determinou a 3ͣ Seção do EMG que elaborasse um planejamento de modo a preparar um pelotão capaz de fazer frente ou mesmo debelar situações de Distúrbios Civis no Estado do Maranhão. 

Desta forma foi criado junto a uma Companhia do 1˚ BPM, um Pelotão de Choque, com o efetivo de 33 (trinta e três) policiais, passando por treinamento de 30(trinta ) dias na área de CDC, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças -CFAP, sob o Comando do então 1˚ Ten QOPM Nestor Renaldo Conceição Filho. Um novo efetivo composto por 60 (sessenta) novos soldados foi incorporado e o Pelotão foi transformado na  Companhia de Choque do 1˚ BPM, permanecendo até a Criação da Companhia de Choque Independente.

A Companhia de Choque Independente foi criada de acordo com a Lei Nº. 4.716 – de 17 de Abril de 1986, Art.2º, § II.

Sua finalidade era atender aos serviços extraordinários, inclusive ações de controle de tumultos e policiamento em eventos e praças desportivas, em virtude do efetivo das demais tropas ser empregada nas missões comuns de policiamento.

Foi também nessa época que começou a surgir uma especialidade: o policiamento de Rondas Ostensivas Tático Móvel - ROTAM. A sua sede iniciou-se no Estádio de Futebol Castelão no mesmo ano de sua criação com o comando do então Capitão Santos, primeiro Oficial da instituição com o curso de Operações Especiais - BOPE, realizado na Policia Militar do Rio de Janeiro.

O primeiro policiamento foi executado com uma viatura tipo veraneio prefixo 5214 na área do Anjo da Guarda, cobrindo o eixo Itaqui-Bacanga, tendo como Cmts os Sgts Brasil, Wilson, Silva (CAP R/R) e o CB Isaac, que ao mesmo tempo comandavam os três pelotões, com aproximadamente setenta policiais, tendo um anexo no complexo do Comando Geral da PMMA no Bairro Calhau onde funcionava o pelotão de cães, sendo comandada pelo então Aspirante Furtado, sua transferência em definitivo deu-se em 1992.

No ano seguinte a Cia de Choque adquiriu mais quatro veraneios e um caminhão choque para transporte de tropa, denominado “Espinha de Peixe”.

A Cia de Choque contabilizou em seu mural um total de 22 (vinte e dois) comandantes que passaram pela UPM conforme segue abaixo relacionado:

O então

Maj. QOPM Antonio dos SANTOS Sousa
Maj. QOPM Delary Pires CANTANHEDE
Cap. QOPM WASHINGTON Luis Dourado Costa
Cap. QOPM Antonio Carlos Silva CHAVES
Maj. QOPM João Domingos COELHO
Maj. QOPM Jose Ernesto AIRES da Costa
Maj. QOPM MÁRIO ALBERTO Moreira
Maj. QOPM José Ribamar Ferreira SOEIRO
Maj. QOPM MARCOS Antonio Pereira
Maj. QOPM CÂNDIDO Diniz Barros
Maj. QOPM Erinaldo PINHEIRO de Almeida
Maj. QOPM Carlos EDUARDO Abreu Gomes
Maj. QOPM Inaldo Araújo BELÉM Júnior
Cap. QOPM Luís Fábio SIQUEIRA Silva
Maj. QOPM Luis Carlos QUARESMA Vale
Maj. QOPM JOSELI de Jesus Lindoso
Cap. QOPM Marco Antonio TERRA Schutz
Cap. QOPM EVERALDO Coutinho Morais
Maj. QOPM José Frederico Gomes PEREIRA
Maj QOPM DIOGENES Cleon Barbosa Azevedo
Ten Cel QOPM Raimundo Nonato Santos SÁ    
Ten Cel QOPM  Francisco Wellington Silva de Araújo ( ATUAL COMANDANTE)

Em 2003, de Acordo com o Decreto Nº. 20.376 de 29 de março de 2003 a Cia  P Chq Ind, passou a denominar-se, Batalhão de Missões Especiais- BME, mantendo, no entanto, as suas missões anteriores e seus pelotões transformaram-se em companhias, havendo um marco inicial que foi a criação da Companhia de Operações Especiais a comando do então Ten QOPM Rodrigues, vindo a conseguir sua independência, referente às instalações físicas em janeiro de 2008, adquirindo termo de cessão do sitio Santa Eulália passando a sediar sua unidade de Operações Especiais.
 
Constantemente seu efetivo é empregado em ações de policiamento preventivo em praças desportivas e eventos artísticos culturais, em todo o Estado do Maranhão.

Com a modificação, em 2003 da Cia de Chq Ind. para BME, foi acrescido na Companhia de Força Tática, um pelotão de motocicleta denominado Esquadrão Águia, aumentando em muito a quantidade de ocorrências atendidas pelo Batalhão, em razão de sua mobilidade em apoiar o policiamento ostensivo de áreas na Capital.

Em 2010, com efetivo previsto de 856 Policiais Militares e existentes de 250, estruturados em 03 companhias, e um Pelotão Especial de Cães, sendo: 01 de Controle de Distúrbio Civil, 01 de Força Tática, 01 de Operações Especiais e 01 Pelotão Especial de Cães.

Atualmente o Batalhão passa por um processo de transição, onde teve sua nomenclatura alterada para Batalhão de Polícia de Choque – BPChoque, Luis Fábio Siqueira Silva, aguardando apenas o cumprimento dos tramites legais.

EDIFICAÇÃO DO BATALHÃO DE POLICIA DE CHOQUE (BPCHOQUE)

O prédio foi construído entre os anos de 1984 a 1986, no Governo Luis Rocha quando então passou a ser ocupado pelo Canil, subordinado da companhia de Choque, tropa de elite da Polícia Militar do Maranhão, com missões especiais, sendo reformado.

Fotos das instalações atuais do Batalhão de Polícia Choque (BPCHOQUE)